Um Road Movie em busca da solidão

falsche-bewegung“Movimento em Falso” (1975) é essencialmente um road movie (Este é a segunda parte da “Trilogia Road Movie” de Wim Wenders, que também inclui Alice in the Cities (1974) e Kings of the Road (1976). Notadamente é o único dos 3 filmes em cores.) sobre solidão, que acompanha a procura não muita clara de um aspirante a escritor, Wilhelm (Rudiger Volger), que admite abertamente não ser um bom observador das pessoas, o que põe em xeque sua pretensão de representar a alma humana. Após deixar seu opressivo lar materno, Wilhelm parte em sua viagem, aglomerando seguidores no caminho, solitários e artistas como ele. Os personagens aparecem aleatoriamente, interagem, e desaparecem, como em uma breve odisséia, cuidadosamente composta de tomadas com atenção meticulosa aos detalhes, como é próprio do diretor Wim Wenders.

Nastassja Kinski aparece aqui como a personagem Mignon, em seu primeiro filme, muda, sem falas e se utilizando apenas de expressões faciais e da linguagem corporal, fazendo pequenos truques e malabarismos de rua. Em alguns momentos surge como uma criança, em outras parece uma mulher mais velha. A atriz tinha apenas 13 anos na época das filmagens.

Os outros aventureiros são Laertes (Hans Christian Blech), um velho com um passado perturbador, que acompanha Mignon; Therese (Hanna Schygulla), que tenta romper a frigidez de Wilhelm; e Bernhard, que se faz perceber com um certo esforço inconveniente.

Entre as cenas memoráveis do filme, há uma em que o escritor e seus seguidores estão caminhando por algumas ruas, observando os moradores como verdadeiros etnógrafos. Um choro de bebê aqui, alguém gritando com eles ali. Eles param, observam silenciosos, como se pertencessem a outra espécie, como se não pudessem ou devessem interferir, interagir. E neste momento parecem todos a sombra de Wilhelm.

É muito fácil ver “Falsche Bewegung” como um filme superficial, ou em outro extremo, como um filme difícil. O título dá a pista, traduzido como “Wrong Movement” para o inglês e “Movimento em Falso” para o português. O que procura Wilhelm? Existe um caminho correto, e um errado? Que decisão tomar? Faz alguma diferença?

1 thought on “Um Road Movie em busca da solidão

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Skip to toolbar