Por que usar o Gmail

envelope arrobaCom o Gmail já é possível ler os principais formatos de documentos que vêm anexos nas mensagens sem precisar baixar os arquivos na máquina. O formato PDF ainda não é lido completamente, as imagens não aparecem. A leitura de DOCs teve uma melhora nos últimos dias e agora é possível visualizar as imagens embutidas no documento. Os arquivos PPT e PPS, agora podem ser visualizados como slide show.

Tudo isso, nada tem haver se você tem ou não o software proprietário da extensão instalado na sua máquina. Neste caso, o software utilizado para visualizar os arquivos está no servidor, não no cliente. Sem dúvida, o Gmail está muito a frente dos outros web mails. Depois que você se acostuma com ele e aprende a utilizar corretamente, não sente mais falta dos concorrentes. Outro ponto fortíssimo é o sistema de busca embutido na interface. Através de operadores lógicos (has:attachment e outros). você encontra facilmente qualquer mensagem entre as milhares da sua caixa. Alguns reclamam que não tem folders, mas depois que você se acostuma com as labels, as pastas se mostram ultrapassadas. Algumas mensagens se enquadram em mais de uma categoria, e com o sistema de pastas você tem que escolher apenas uma pasta para colocar a mesma. Com o sistema inédito do Gmail, você pode atribuir mais de uma label para cada mensagem, através de filtros de entrada ou saída e dessa forma facilitar mais ainda a busca.

Voltando aos anexos, eu não poderia esquecer do Google Documents, que é um Word on-line, colaborativo. Quando você recebe um arquivo, pode clicar em um link embaixo do nome do anexo (Open as a Google document na interface em inglês), transferir automaticamente seu arquivo para o Google Documents e editá-lo posteriormente, salvando cada versão alterada, como um wiki.

Quando entro no Yahoo e no Hotmail, percebo que não existe competição, além daquelas interfaces mais lentas, pesadas, com bugs e infestadas de propagandas gráficas. Mas é fato que o maior público do Gmail são pessoas com maior conhecimento técnico, web developers, que trabalham na área, geeks e entusiastas. E também é fato que estes mesmos conseguem influenciar com maior ênfase as outras pessoas que não pertencem a estas categorias, fazendo com que elas migrem para o Gmail. Quanto à preocupação com privacidade, isso é besteira, além de eu não ligar pra isso as outras empresas também estariam sujeitas a mesma suspeita, pois as mensagens são armazenadas da mesma forma.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Skip to toolbar