— Olá, senhor, aqui é da Grossinvest, aguarde enquanto transfiro a ligação para um de nossos atendentes.
— Peraí, eu não tenho inte…
A ligação é transferida e um outro atendente passa a falar:
— Boa noite, o senhor foi selecionado pela nossa central de relações. A Grossinvest é líder no mercado nacional de crédito ao consumo e tem uma proposta irrecusável para o senhor.
— Mas eu tentei avisar a telefonista anterior, eu não tenho inte…
— Deixe-me coletar os seus dados, que serão armazenados e negociados com outras empresas de telemarketing, quer dizer, que serão utilizados para conhecer melhor o seu perfil e assim oferecer a melhor oferta ao senhor.
— Que tipo de oferta? Estou desempregado e completamente endividado. O que vocês podem me oferecer para reverter esta situação?
— O senhor está sendo muito pessimista. Nossos juros de um milhão ao ano são os menores da praça. Se o senhor não assinar o contrato conosco, provavelmente será obrigado a assinar com outra empresa de crédito e eles arrancarão seu couro a curto prazo.
— Mas eu não tenho interesse em assinar com empresa de crédito nenhuma. Minha única preocupação no momento é pagar as contas de água, luz e o aluguel. Se sobrar para o almoço está bom. Na verdade nem sei como você conseguiu me ligar, esse telefone estava cortado.
— Nós temos nossos contatos. Seu telefone foi temporariamente reativado para podermos resolver esta emergência.
— Que emergência?
— Constatamos que o senhor não tem uma linha de crédito e todo cidadão tem o direito e o dever de ter crédito pessoal, apólices de seguros e um título de capitalização que melhor atendem às suas necessidades e expectativas.
— Mas como eu posso ter todas essas coisas se nem tenho previsão de quando poderei pagar por tudo isto.
— Isso não é conosco. Nosso dever é oferecer ao senhor a possibilidade de ter linha de crédito. O que vem a seguir é função de outros setores da empresa. O senhor tem os dois rins?
— Os dois rins? Como assim? Claro que tenho…
— Então está tudo bem, o senhor tem crédito. Parabéns pela escolha, o senhor é nosso novo cliente.
(publicada no Plural do Notícias do Dia, 30/8/08. p.3)
hehehe, quase perdi um rim na crônica do dia 16, mas ainda os tenho em bom estado para negociar!
muito bom Aleph, muito bom… Excelente crítica, e melhor ainda que foi publicada num jornal popular.
Nem me fala! Nos últimos trinta dias, eles me ligaram umas vinte vezes. Parece que o “não” é que deixa eles mais interessados. Agora eu me indentifiquei com o personagem principal do “Clube da Luta”. Abaixo as empresas de cartão de crédito!
hahaha, excelente, meu caro Alephito.
Estava te devendo essa visita, entreguei hoje minha ultima monografia e pude ler tudo que estava atrasado.
Particularmente boas as duas ultimas e esta, principalmente. Chegou a me lembrar da maravilhosa história dos ladrões de ânus… embora essa seria boa demais para algum jornal publicar, hehehe 🙂
Obrigado pelo feedback camaradas. Dom Fonjic e sr. dewïzqe, vocês também estão escrevendo pra caralho! E você Vidal, quando vai criar seu blog?
Abraços
Muito bom, Aleph!!!!
Putz!! Outro dia recebi uma ligação dessas no mínimo sui generis (porra, é assim que se escreve?) de uma operadora de telemarketing em nome da Net querendo saber se eu possuia internet. Pra encurtar a história, ela mudou o assunto pra TV a cabo. Eu, por acaso, tinha visto o folder da Net no mesmo dia e começei a reclamar, num tom amistoso, (Eu estav com tempo e bem humorado) de como os pacotes da soperadoras de tv acabo eram ruins para o cliente. Argumentei que era muito dificil, se não impossível, conseguir apenas o que se realmente quer e como pra ter um canal X, precisaria ter o y, d, f, omega, pi, etc. Citei minha frustração de não poder escolher apenas os canais de documentários todos e mais uns dois ou três de filmes, por exemplo. E que para ter todos os canais desse tipo eu teria que pagar pelo plano mais caro e receber mais 40 canais que não me interessavam. Não é que a mulher começou a me ouvir, concordar, e dizer que nunca nenhum cliente tinha dito isso pra ela. Além disso, como eu estava sendo muito educado, ela fazia questão de ouvir minhas reclamações e sugestões, e que iria levá-las até seus superiores. Ela parou de tentar me empurrar tudo. Eu quando ouvi aquilo fiquei preocupado, e começei a dizer que era algo complicado. Eu disse que tinha visto uma audiência na TV Câmara com os representantes das TVs por assinatura e contei pra ela como eles argumentavam que pacotes completamente a escolha do freguês eram inviáveis por causa dos cutso etc. Começei a falar pra ela que essa era a alegação padrão das TVs a cabo, etc. Meio que preparando ela. Ela disso que mesmo assim ia tentar e me retornaria a liagçaõ em até cinco dias. Bem, ela não ligou. Não consigo deixar de pensar que ela deve ter sido demitida, coitada.