O primeiro filme "open source"

elephants-dream

Este mês um novo fenômeno estreou na indústria cinematográfica. O primeiro “open content film“, baseado na filosofia de código aberto, foi lançado na Internet. Ton Roosendaal , o principal responsável pela façanha, é também o autor do Blender, o software 3D de código aberto utilizado na produção do filme.

Lançado no dia 24 deste mês, Elephant Dream é um curta metragem inteiramente gerado por softwares de código aberto. Além disso, todo o conteúdo do filme, incluindo as bibliotecas dos softwares 3D e todos os arquivos da produção estão disponíveis através de uma licença Creative Commons [download aqui], permitindo a qualquer um ver como o filme foi feito, fazer alterações a ele e mesmo criar um novo filme com os elementos disponíveis.

Este é mais um passo para o fortalecimento das idéias de distribuição livre de conhecimento, que são diametralmente opostas às idéias de Copyright. Licenças GPL, Creative Comons, Copyleft parecem idéias impensáveis dentro do sistema capitalista, mas têm cada vez mais adeptos e mais produtores / criadores como seguidores. Não há dúvida de que os ideais do código aberto ganham cada vez mais força e são um rolo compressor em cima dos desgastados preceitos de patentes e registros.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Skip to toolbar