O causo a seguir se passa no futuro, quando todos os cidadãos terão condições de ter o seu carro próprio e os engarrafamentos serão tão gigantes que qualquer pedacinho livre de estrada será disputado a tapa. E num belo dia, quando todos resolverem sair de casa ao mesmo tempo, os carros ficarão todos encaixados igual um quebra-cabeça. O nosso repórter dá mais detalhes:
— E atenção, estamos aqui na ponte Pedro Ivo, onde os carros estão parados desde ontem no maior engarrafamento da história. Descobrimos que o último pedaço de estrada livre do planeta é aqui em Florianópolis, lá na av. Rio Branco, onde um carro emperrou, fazendo tudo parar. E agora vamos falar com o sr. João, que está aqui no carro dele preparando o seu almoço. Com licença, sr. João, o que o senhor está achando de Florianópolis entrar para a história com o último espaço de estrada disponível no planeta?
— Bem, eu acho uma barbaridade ficar aqui desde ontem esperando por um carro encrencado lá na Rio Branco. Onde é que estão as autoridades? Ninguém faz nada? Mas que baita sacanagem.
— Mas, o senhor não acha um orgulho pra cidade, ter o último pedacinho de estrada livre do planeta para se movimentar?
— Olha, meu rapaz, pode apostar que não estou nem um pouco contente de estar 36 horas nessa fila. E não é porque a cidade entra para a história que vou arreganhar meus dentes pra tua câmera.
— Ok, não fique nervoso, sr. João. Mas vamos contatar o nosso correspondente Nestor, que está lá na av. Rio Branco, falando com o proprietário do veículo enguiçado que fez a cidade entrar pra história. Fala Nestor!
— Oi Edson, estou aqui com o Cláudio, tentando entrevistá-lo, mas as buzinadas dos impacientes estão muito altas. Sr. Cláudio, uma palavrinha para a TV:
— Eu queria mandar um abraço pros meus pais e dizer que estou muito orgulhoso de participar desse evento. Não foi planejado e ainda estou um pouco emocionado, mas com certeza isso mudou minha vida…
E assim, com muito bom humor, os cidadãos da Ilha da Magia conseguem lidar com a situação, enquanto motoristas de todo o planeta aguardam o nosso amigo Cláudio dar sua entrevista, consertar seu carro e liberar a estrada para que os carros vagarosamente voltem a rodar.
(publicada no Plural do Notícias do Dia, 06/9/08. p.3)
Ótimas fotos para ilustrar esta crônica: worlds-biggest-traffic-jams