Mundos artificiais

O novo NintendoDS representa um significativo avanço na área dos games portáteis. Sua configuração inclui habilidades como o reconhecimento de voz, para você controlar seu personagem no jogo; tela dupla (dual screen), sendo uma delas sensível ao toque (touchscreen) e conexão em rede sem fio (IEEE wireless network). Para promover o novo equipamento a Nintendo construiu um belo website, com tecnologia flash e tipografia pixel, utilizando imagens associadas à liberdade, velocidade.

No entanto, uma análise mais cuidadosa pode mostrar um pardoxo: o site utiliza imagens de grandes espaços abertos e os dois principais temas utilizados são diametralmente opostos: primeiro as imagens de espaços naturais, especificamente de lugares paradisíacos e aparentemente livres da presença humana. No outro extremo estão as imagens de grandes metrópoles, de espaços artificiais construídos pelo homem. Mas as duas categorias de imagens compartilham uma característica: a solidão. Como a estação de metrô e o estádio de futebol vazio ou as montanhas e a praia deserta. Então surge o NintendoDS, como que para aplacar a solidão, pra preencher os espaços vazios, a solidão mesmo em meio a multidão, como no caso do estádio, que de repente fica lotado. Dessa forma a narrativa do site mostra uma das características cada dia mais claras das grandes cidades, cada vez mais lotadas e onde os indivíduos se sentem cada vez mais solitários, refugiados em suas realidades particulares.

A imagem utilizada na entrada do site é peculiar: uma visão em primeira pessoa, uma pessoa segurando o Game, sentada em um imenso gramado e ao fundo uma linda paisagem com montanhas geladas. Ainda assim a visão da pessoa na imagem está vidrada nas duas telas de cristal liquido do NintendoDS.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Skip to toolbar