Está cada vez mais difícil criar logomarcas originais. Outro dia me deparei com a logomarca do Portal Nacional de Tecnologia Assistiva, que me lembrou muito a logomarca do Ubuntu, uma distribuição do Linux. Mas as coincidências não param por aí e lembrei de outras logomarcas “inspiradas” por esta idéia de pessoas conectadas, de sinergia, como por exemplo, a logomarca da empresa FastCompany e do site da Cultura em Rede. Por último, mas um pouco menos óbvia é a logomarca do CMS Joomla! Todas estas logomarcas invocam a idéia de união entre pessoas, de comunidades, talvez de raças diferentes, mas unidas em torno de idéias em comum. Assim como em outros casos de logomarcas parecidas, não dá pra culpar uma de ter sido copiado da outra já que a idéia não é muito nova e é até mesmo óbvia, como naquelas logomarcas de oficinas mecânicas, que utilizam o desenho de um carro formando as letras da marca. Não estou dizendo que isto possa invalidar o poder das marcas, mas pode sim enfraquecer a originalidade das mesmas.
Mesmo não sendo especialista no assunto, acho que vale dar uma olhada em cada uma dessas marcas para ver qual delas teve mais sucesso na utilização da idéia de pessoas unidas. No caso da logomarca do Ubuntu, o próprio nome do produto ajuda a reforçar a idéia de união, já que deriva de um conceito sul-africano que significa algo como “sou o que sou pelo que nós somos”. Além disso, a logomarca é mais estilizada e a utilização de cores é mais sóbria. No caso da FastCompany, percebemos que é a única em que as cabeças das pessoas estão inclinadas para dentro do círculo, o que reforça a idéia de reunião. Para reforçar este conceito, o slogan da empresa é “Join de Business conversation”. As logomarcas do site Cultura em Rede e do Portal Nacional de Tecnologia Assistiva não são tão trabalhadas e a primeira comete o erro, na minha opinião, de converter uma das cabeças na letra “C” de Cultura, caindo em uma solução um pouco simplista de aproveitamento forçado de uma imagem para formar uma letra. A mesma história do carrinho na logomarca da oficina mecânica. Por último, temos a logomarca do CMS Joomla! (a exclamação faz parte do nome), que é levemente diferente. Aqui vemos as pessoas com os braços entrelaçados, reforçando ainda mais a idéia de união. Assim como o Ubuntu, o nome aqui também tem um significado pertinente. No idioma banto suaíli, joomla significa “todos juntos” ou “como um todo”.
É importante lembrar que estou fazendo aqui apenas uma análise diletante das logomarcas, não dos projetos aos quais pertencem. E alguns desses projetos são de extremo valor, como o sistema operacional Ubuntu, o CMS Open source Joomla!, ou então o Portal Nacional de Tecnologia Assistiva, que trabalha para a inclusão de pessoas com deficiência.
mais uma logomarca parecida
Rede de Tecnologia Social (RTS)
http://www.rts.org.br/imprensa/logomarca
http://www.rts.org.br/imprensa/logomarca/manual_logomarca.pdf
Para um “não especialista no assunto”, até que a crítica ficou muito bem estruturada e pertinente, além da própria coleção. No entanto, em que pese um, digamos, compartilhamento de DNA das logomarcas aqui coletadas, NADA (N-A-D-A) se compara ao tsunami de falta de criatividade, com as “aparas de unhas”, o Vírus da Imbecilidade Gráfica que assolou o planeta Terra (e ainda assola..) no final do Século Passado: ELIPSES…
(PS: Excelente vinheta, essa a sua!)