A partir de pesquisas desenvolvidas no NELOOL (Nucleo de Literatura, Oralidade e Outras Linguagens) na área das oralidades midiáticas, o grupo de pesquisadores abaixo relacionados começou a pensar um modo de criar uma prática artística híbrida com a poesia e a imagem.
O que é intertela? A entretela ou intertela é parte do vestuário. Esse aviamento técnico cuja estrutura e acabamento determinam o resultado final de uma peça confeccionada passa a ser o mote para uma proposta artística. Do adereço à arte híbrida, a idéia é mostrar a literatura em movimento que cria novos gêneros no encontro entre imagem, palavra e som. De que modo esses signos podem ser reunidos em um bem simbólico? As linguagens podem ser costuráveis; fusionáveis ou há algum entrelugar entre a criação e a recepção em que essas práticas recentes podem ser lidas com arrebatamento ou olhar crítico?
O INTERTELA nasceu no ano de 2007, em diálogos entre o NELOOL (Núcleo de Literatura, Oralidade e Outras Linguagens) e o LEC (Laboratório de Estudos de Cinema), a partir de um desejo de experimentar esses limites.
O grupo formado por Alai Diniz, Henrique Finco, Daniela Bunn, Aline Maciel, Aglair Bernardo e Aline Quites, ganhou a adesão de 22 videopoetas que se apresentaram a uma platéia de 56 pessoas, no dia 30 de novembro no CIC.
Não queremos parar agora e por isso convidamos os poetas a testarem essa alternativa para exporem suas obras e para enriquecermos a discussão sobre essa viagem intersemiótica.
Achamos que o SEPEX poderia encampar nosso desejo.
Que tal inscrever seu videopoema?
Faça-o diretamente no NELOOL (CCE/ B sala 419) até o dia 22 de outubro de 2008 ou na secretaria do SEPEX.
O videopoema deve estar em Formato AVI;
Duração: até cinco minutos;
O nome dos autores devem estar claramente indicados na capa e no DVD.
Maiores informações: mostra.intertela@gmail.com
Um abraço à todos,
A Comissão