Brat Pack

Outro dia eu estava conversando com o Ivan Jerônimo sobre a censura na DC e falei do caso do Alan Moore, que teve uma revista do Monstro do Pântano cancelada por fazer o personagem viajar no tempo e se encontrar com Jesus Cristo. Então o Ivan falou que eu estava errado, que não havia sido o Moore que escreveu esta história. Concordei com ele na hora. Engano meu, o Moore tinha um projeto para o Monstro do Pântano que conseguiu finalizar na DC, apesar de ter tido outros desentendimentos com a editora por motivos diversos. Mas eu lembrava dessa censura relacionada a Cristo e então fui pesquisar, descobrindo que havia sido o Rich Veitch o censurado neste caso específico, o que causou a sua saída da DC.

Descobri também a minissérie Bratpack. Publicado em 1998, foi uma resposta ácida de Veitch à censura da DC e também uma crítica ao mercado de quadrinhos daquela época, que explorava os artistas e os personagens, culminando com votações entre os leitores como a que decidiu o fim do Robin (Jason Todd) na época. Por isso, Bratpack acaba sendo datada, como bem lembrou o Zé Oliboni no Universo HQ, pois não vivemos mais esta época. Comprei a edição brasileira para conferir e realmente não é o que eu esperava. Sem a introdução do Neil Gaiman, que acompanha esta edição, e as notas da orelha e da contracapa, que descrevem o contexto em que a revista foi escrita, ela não tem muito sentido. Os personagens da trama: Trueman, Doninha Noturna, Senhora da Lua, Rei Rad e Juiz Júri se referem, respectivamente, ao Superman, Batman, Mulher-Maravilha, Arqueiro Verde e Juiz Dredd. Os heróis de Slumburg, a cidade fictícia de Brat Pack, são junkies, homossexuais e degenerados, tudo o que a puritana DC não gostaria em seus maiores heróis, e estão mais preocupados com o licenciamento das suas imagens e dos seus parceiros mirins do que com o combate ao crime. Acho que vale a leitura, mas acaba sendo o desabafo de um autor descontente em uma época específica dos quadrinhos estadunidense. E se o leitor não estiver armado com todas estas informações, pode ficar sem entender bem a história.

Título: BRAT PACK (HQM Editora) – Edição especial
Autores: Rick Veitch (roteiro e arte).
Preço: R$ 29,90
Número de páginas: 176
Data de lançamento: Novembro de 2007

2 thoughts on “Brat Pack

  1. Ah, Dom Alephito! Legal essa história da tiração de sarro dos super-heróis. Achei mais legal ainda a capa: o Robin depilando a perna! Eu sempre suspeitei dele, hehehee.

  2. ADORARIA COMPRAR A REVISTA CITADA ACIMA. SOU FÃ DO MNSTRO DO PANTANO E COMO CONSIGO O NÚMERO NO QUAL ELE ENCONTRA CRISTO?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Skip to toolbar