O nome das coisas

A mulher chegou à loja de armarinhos e uma das vendedoras foi atendê-la:

— Olá, posso ajudar a senhora?

— Estou procurando uma daquelas coisas que espetam.

— A senhora quer agulhas ou alfinetes?

— Não, não, uma daquelas coisas que espetam para poder prender um tecido no outro.

— A senhora quer costurar um tecido no outro?

— Não, quero apenas prender antes de costurar. Sabe aquelas coisas pontudas, que dão duas voltas, igual uma mola, e depois prendem do outro lado? Geralmente são cromadas, mas podem ser douradas também. E apenas uma das pontas que espeta, esse é um detalhe importante!

A vendedora olhou intrigada, sem entender exatamente o que a mulher queria. Seria uma máquina de costura, um grampeador, um clips, uma pinça?

— Vocês têm uma lista de coisas pontudas aqui na loja?

— Não, senhora, infelizmente não temos. A senhora tem certeza que é algo de corte e costura? Não seria melhor a senhora ir a uma loja de ferragens?

— Não, minha querida, é aqui mesmo que eu compro. Agora não recordo o nome dessa coisa, mas logo consigo lembrar…

A vendedora resolveu chamar o gerente para ajudá-las.

— Seu Osmar, o senhor poderia dar uma mãozinha aqui? Esta senhora quer um produto, mas não lembra o nome e não estou conseguindo entender o que é.

O gerente pegou um bloco de notas e uma caneta e ofereceu à cliente:

— A senhora pode tentar desenhar para nós, o que acha?

— Sou péssima em desenhos, mas posso tentar. Deixa-me rabiscar então. Não, este ficou ruim, me deixa tentar novamente. Pronto, esse ficou bom, é algo mais ou menos assim, mas não tão grande.

A vendedora pegou o esboço da cliente e não conseguia identificar aquilo. Tinha uma bolinha e duas pontas que lembravam pequenos chifres e na ponta de um dos chifres havia um pequeno triângulo. Depois de mais algumas tentativas, finalmente descobriram que a cliente queria uma pregadeira. A cliente olhou satisfeita para a pequena peça de quinze centavos. Prestativa, a vendedora falou:

— A senhora precisa de mais alguma coisa?

— Por acaso você teria uma daquelas coisas compridinhas, em zig-zag, usadas para fazer acabamento na beirada do tecido? Fugiu-me o nome…

(publicada no Plural do Notícias do Dia, 25/10/08. p.3)

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Skip to toolbar