Mesmo Delivery, de Rafael Grampá

cover mesmo delivery englishDemorou, mas finalmente consegui ter em mãos a versão nacional do ótimo álbum Mesmo Delivery, do brasileiro Rafael Grampá, que ganhou um Prêmio Eisner em 2008 na categoria antologia, junto com os compatriotas Gabriel Bá e Fábio Moon pela HQ independente 5, que também conta com trabalhos de Becky Cloonan e Vasilis Lolos.

Como explica Grampá, Mesmo Delivery é “um road-thriller em quadrinhos, muito influenciado pelo formato de minisséries de TV de quando eu era criança, com algumas experimentações gráficas. Na época, eu achava que os intervalos comerciais faziam parte dos filmes, como se fossem uma coisa só. Peguei tudo isso, misturei com minhas influências mais maduras em design e motion graphics, entre muitas outras coisas, e fiz o álbum”

Seu traço detalhista lembra muito o estilo de Geof Darrow, conhecido principalmente pela minissérie Hard Boiled, com roteiro de Frank Miller. Mas em sua página no Flickr Grampá afirma que Darrow não é uma influência: “TODO mundo me pergunta se o Geof Darrow é uma influência. Ele não é, mas nós dois gostamos de desenhar detalhes e não tem como não lembrar. O meu traço em si não tem nada a ver com o dele, sou muito mais caricato, porém a quantidade de detalhes aproxima. Eu acho ele um PUTA artista e sempre fico lisonjeado quando comparam.”

Em Mesmo Delivery o motorista Rufo é contratado para entregar uma encomenda que nem mesmo ele sabe o que é, precisando assinar um contrato em que se compromete a não abrir a porta do caminhão. Em sua companhia viaja o magrelo Sangrecco, homem de confiança da empresa que contratou Rufo. Tudo vai bem até que Rufo acaba caindo na porrada com um cara em um bar de beira de estrada. E alguém resolve inadvertidamente abrir as portas traseiras do caminhão…

O álbum é literalmente visceral, no sentido Tarantino da palavra e Grampá utiliza algumas experimentações legais no álbum, como uma vinheta estilo propaganda vintage no meio do álbum e também alguns personagens de desenho animado que lembram a história do Coiote na série do Animal Man roteirizada pelo Grant Morrison.

O último projeto de Grampá, em parceria com o escritor Daniel Pellizzari, é a minissérie Furry Water, que será lançado oficialmente na San Diego Comic-Com, que acontece entre os dias 23 e 26 de julho. A HQ será publicada por nada menos que a Dark Horse, umas das maiores editoras de quadrinhos independentes nos EUA atualmente, atrás apenas da Marvel e da DC.

Com esses trabalhos Rafael Grampá reafirma sua presença em uma nova geração de quadrinhistas brasileiros que vêm conquistando reconhecimento internacional, principalmente no vigoroso mercado estadunidense.

Mesmo Delivery
Editora Desiderata
Formato: 17 X 26 cm, 56 páginas

5
Revista independente
Autores: Becky Cloonan, Fábio Moon, Gabriel Bá, Rafael Grampá e Vasilis Lolos (roteiro e arte).
32 páginas

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Skip to toolbar